
Diáconos.
A palavra de Deus traduz " O termo diácono (do grego antigo διάκονος, "ministro", "servo", "ajudante") é aplicado aos clérigos de igrejas de origens cristãs, nas suas várias denominações. Portanto, o diácono é aquele que, segue o exemplo de Cristo Jesus, que veio para servir (Mt 20.28), tem o dom de servir as pessoas para a Glória de Deus.
A forma feminina chama-se diaconisa.
Apresentamos aqui um breve esboço daquilo que o Diácono precisa saber para exercer o seu ofício debaixo da aprovação do Senhor. Seque abaixo os requisitos para o diaconato bem como as suas recompensas.
REQUISITOS PARA O OFÍCIO DE DIÁCONO.
1) SER VOCACIONADO - O que faz válido um ofício de diácono é a vocação, de modo que ninguém pode executá-lo correta e ordenadamente sem haver sitio chamado antes por Deus. A eleição do diácono é uma evidência de que Deus vocacionou aquele irmão para este ofício.
2) SER DISCIPULO DE CRISTO - Os diáconos eleitos pela igreja são escolhidos entre os discípulos de Cristo.
Ora, naquele dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Mas,irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; (Atos 6: 1,3)
3) TER BOA REPUTAÇÃO - O diácono precisa ter o reconhecimento público de uma vida digna (Atos 6:1,3)
4) SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO - Como todo cristão, o diácono precisa ser cheio do Espírito Santo, para desempenhar as suas atividades dignamente, demonstrando amor, alegria, paz, longanimidade, mansidão, etc.
5) SER CHEIO DE SABEDORIA - Sabedoria concedida pelo Espírito Santo para saberem como resolver os problemas que existem e os que vão surgir.
6) SER RESPEITÁVEL - O diácono deve ter um procedimento sério, digno de todo respeito e admiração.
Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, (1 Timóteo 3:8)
7) TER UMA SÓ PALAVRA - Não deve ser um difamador ou mexeriqueiro, não deve ser alguem que pense uma coisa e diga outra, não deve ser uma pessoa que diz uma coisa para uma pessoa e algo diferente para outra.
8) NÃO DEVE SER INCLINADO A MUITO VINHO (1Tm 3.8) - Ser uma pessoa moderada que não venha a escandalizar ninguém, pois a bebedice é uma das características do modo gentio de viver.
9) NÃO COBIÇOSOS DE SÓRDIDA GANÂNCIA - O diácono não pode ser alguém que lucra desonestamente. O lucro em si não é pecaminoso, contudo ele pode ser tornar vergonhoso se sua obtenção passa a ser o nosso objetivo primário, em detrimento da glória de Deus.
10) DEVE CONSERVAR O MINISTÉRIO DA FÉ COM A CONSCIÊNCIA LIMPA - O diácono deve conservar-se firme na revelação graciosa de Deus, com a consciência pura, sem contaminação intelectual, moral ou espiritual.
"Conservando o mistêrio da fé com a consciência limpa". (1Timóteo 3:9)
11) SEJA PRIMEIRAMENTE EXPERIMENTADOS - A Conduta do diácono deve ser tão boa que ninguém tenha do que o acusar. Este reconhecimento deve ser por parte da igreja e também dos de fora.
Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se (eles) se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. (1Tm 3:10)
12) SEJA MARIDO DE UMA SÓ MULHER - O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. (1 Tm 3:12)
13) QUE GOVERNE BEM SEUS FILHOS E SUA PRÓPRIA CASA - A maneira do diácono governar o seu lar é uma sintonia da sua capacitação ou não para exercer seu ofício. O diácono juntamente com sua familia, deve se constituir num exemplo de vida cristã (1Tm 3.4-5)
RECOMPENSAS PARA UMA DIACONIA FIEL
1) A HONRA CONCEDIDA POR DEUS - Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. (João 22:26)
2) A LEMBRANÇA GRACIOSA DE DEUS - Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos. (Hebreus 6:10)
3) O RECONHECIMENTO DA IGREJA - Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. (1 Tm 3:13).
4) MAIOR FIRMEZA NA FÉ - Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. (1Tm 3.13).
O QUE A IGREJA ESPERA DO DIÁCONO
- SER assíduo e pontual no cumprimento de seus deveres (priorizar o Reino de Deus).
- SER irrepreensível na moral, são na fé, prudente no agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida.
- SER constante dizimista e ofertante, demonstrando assim exemplo para os demais.
QUANTO AO CUIDADO DO DIÁCONO
- ZELAR pela BOA APARÊNCIA da Igreja.
- PROCURAR manter tudo ORGANIZADO e em BOM ESTADO de uso.
- IMPEDIR que alguém contribua para a desordem.
- Ele deve SABER de tudo o que a Igreja/congregação possui (cadeiras, mesas, toalhas, etc.).
QUANTO AS PROGRAMAÇÕES DA IGREJA
Quando se fala sobre Programações entende-se: Cultos aos Domingos, Escolas Dominicais, Cultos de Orações e quaisquer atividades realizadas na Igreja/congregação.
FUNÇÕES:
O Diácono deve ser sempre o PRIMEIRO a chegar e o ÚLTIMO a sair.
A. ANTES DAS ATIVIDADES, é função do diácono:
ABRIR a Igreja/congregação.
- ORAR ao Senhor, pedindo-lhe orientação e bênção para o trabalho que será realizado.
- Deixar tudo em ORDEM para as Programações, ANTES que elas comecem (Luz, Órgão, Flores, Cadeiras, etc.).
- Ficar à porta RECEPCIONANDO os irmãos e visitantes que forem chegando.
- Fazer sinal de SILÊNCIO às pessoas que chegarem conversando.
- PREPARAR a Santa Ceia, antecipadamente, deixando tudo pronto antes dos membros chegarem (orar antes dos preparativos).
B. DURANTE AS ATIVIDADES.
- Permanecer à porta (sentado ou em pé), posicionado de forma a ter uma BOA VISÃO da rua e do templo.
- RECEPCIONAR irmãos e visitantes que porventura chegarem atrasados.
- Recomendar as pessoas que chegarem atrasadas a não entrarem no templo durante as ORAÇÕES e LEITURAS BÍBLICAS. Em casos especiais (idosos ou deficientes fisicos) deixar sempre uma cadeira perto da porta. Após a oração ou leitura bíblica, conduzir a pessoa até uma fileira.
- Aos retardatários, conduzi-los as últimas fileiras, para que eles não desviem a atenção dos demais irmãos.
- Mostrar EXEMPLO de Ordem, Reverência e Piedade.
- EXORTAR os irmãos e visitantes (principalmente as crianças) quanto à conversas paralelas ou desordens provocadas.
- ACOMPANHAR atentamente todos os atos do culto.
-TRATAR bem os visitantes para que eles se sintam bastante à vontade.
- AUXILIAR visitantes no decorrer do culto (abrindo a bíblia e oferecendo-lhe para que eles participem do culto).
- Ficar ATENTO aos movimentos estranhos que surgirem dentro ou fora da Igreja/congregação.
C. APÓS AS ATIVIDADES.
- RECOLHER hinários, pastas e papéis que ficarem sobre as cadeiras, deixando-os já organizados para os próximos trabalhos.
- Dar uma "GERAL" na Igreja/congregação para ver se estar tudo "OK".
- Não deixar NADA SUJO ou molhado sobre a mesa
- RECOLHER e LIMPAR todo o material usado nos dias de Santa Ceia.
- Apagar as Luzes (dentro e fora).
- FECHAR corretamente a Igreja/congregação depois que todos saírem.
QUANTO AS ATIVIDADES EXTRA-IGREJA.
- VISITAR OS ENFERMOS, conforme a necessidade dos mesmos, levando-lhe uma palavra de conforto, deixando-lhe um texto bíblico e orando pela pessoa.
- VISITAR OS MEMBROS da Igreja/congregação esporadicamente, ler a Bíblia, conversar e orar com ele.
- ASSISTIR os irmãos da Igreja/congregação que passam dificuldades financeiras e/ou espirituais.
- DISPOR-SE a fazer visitas com o pastor.
- Procurar PARTICIPAR de todas as reuniões da junta Diaconal.
CONCLUSAO.
Esperamos que as recomendações acima sirvam de estímulo para os irmãos, de modo que o Senhor Deus venha usa-los como grandes e poderosos instrumentos de bênçãos nas Suas dadivosas mãos. Sabemos que a luta é grande e árdua, mas ao mesmo tempo sabemos que no Senhor o vosso trabalho não é vão, pois é Ele mesmo que vos torna firmes, inabaláveis e sempre abundantes na Sua Obra (1Co 15.58).
